???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.fjp.mg.gov.br/handle/tede/342
Tipo do documento: Dissertação
Título: Eficácia e equidade nas políticas públicas de educação: estudo de caso de escolas do Alto Jequitinhonha
Autor: Soares, Leonardo Aparecida 
Primeiro orientador: Costa, Bruno Lazzarotti Diniz
Primeiro membro da banca: Sousa, Rosânia Rodrigues de
Segundo membro da banca: Costa, Vânia Aparecida
Resumo: Este estudo de caso foi desenvolvido a partir de uma abordagem sobre o problema da desigualdade de oportunidades educacionais que afeta grande parte da humanidade e representa um desafio a ser enfrentado pelas políticas públicas. Os resultados expressivos de algumas escolas do Alto Jequitinhonha, região estigmatizada pela desigualdade, nas avaliações do PROALFA, estimularam a busca de respostas quanto às características presentes nessas escolas que condicionaram sua diferenciação de desempenho. A análise empírica da interação de fatores externos e internos ao ambiente dessas escolas possibilitou identificar o que realmente importa para explicar porque uma escola é mais eficaz que outra na produção de resultados, mesmo que submetidas a condicionalidades estruturais e institucionais similares.
Abstract: This case study was developed from an approach to the problem of unequal educational opportunities which affects a large part of humanity and represents a challenge to be faced by public policies. The impressive results of some schools in the High Jequitinhonha, stigmatized by inequality in assessments PROALFA stimulated the search for answers about the features present in those schools that have limited differentiation of their performance. The empirical analysis of the interaction of external and internal environment of these schools enabled us to identify what really matters to explain why one school is more effective than another in producing results, even if subjected to similar structural and institutional conditionalities.
Palavras-chave: Educação
Políticas públicas
Política educacional
Desigualdade social
Desempenho escolar
Condições sócio-econômicas
Minas Gerais
Área(s) do CNPq: ADMINISTRACAO PUBLICA::POLITICA E PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Fundação João Pinheiro
Sigla da instituição: FJP
Departamento: Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho
Programa: Programa de Mestrado em Administração Pública
Citação: SOARES, Leonardo Aparecida. Eficácia e equidade nas políticas públicas de educação: estudo de caso de escolas do Alto Jequitinhonha. 2011. 141 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fjp.mg.gov.br/handle/tede/342
Data de defesa: 29-Jul-2011
Appears in Collections:Dissertações FJP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FJP05-000312.pdf11,04 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.