???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.fjp.mg.gov.br/handle/tede/291
Tipo do documento: Dissertação
Título: A parceria entre a Polícia Militar de Minas Gerais e a Fundação João Pinheiro : uma busca de legitimidade em ambientes altamente institucionalizados?
Autor: Silva, Sérgio Luiz Felix da
Primeiro orientador: Carneiro, Ricardo
Primeiro membro da banca: Cruz, Marcus Vinicius Gonçalves da
Segundo membro da banca: Oliveira Júnior, Almir de
Resumo: Esta dissertação teve por objetivo principal analisar a relação de parceria entre uma organização policial militar e uma instituição de ensino e pesquisa. O objeto de estudo foi o convênio estabelecido, em 1985, numa iniciativa considerada pioneira , entre a Polícia Militar de Minas Gerais e a Fundação João Pinheiro. À luz da teoria das organizações trabalhou-se com o pressuposto de que em ambientes altamente institucionalizados, as organizações são premidas mais por demandas de eficiência institucional que por eficiência técnica. Assim, a iniciativa da Polícia Militar de Minas Gerais, considerado inserir-se num ambiente altamente institucionalizado da segurança pública, teria se orientado mais por uma busca de legitimidade que por eficiência técnica. Sob esta perspectiva, a investigação compreendeu extensa pesquisa bibliográfica e documental, no sentido de caracterizar as organizações envolvidas quanto às suas especificidades, contexto de criação, trajetória histórica e ambiente organizacional. A descrição e análise do momento e termo de convênio foram complementadas com entrevistas com atores diretamente envolvidos tanto da parte da PMMG quanto da FJP. Enfim, concluiu-se que, em 1985, a proposta, da Polícia Militar de Minas Gerais, de convênio de cooperação técnica com a Fundação João Pinheiro não configurou, a rigor, uma iniciativa pioneira. Sequer configurou uma proposta de parceria. Não ficou evidente o predomínio de uma demanda por legitimidade (eficiência institucional) apesar de se poder inferir sua existência. A orientação mais evidente da iniciativa centrou-se no caráter de agência pública da organização policial militar, ou seja, nas demandas por reforma e modernização administrativa.
Palavras-chave: Administração pública
Segurança pública
Polícia militar
Reforma administrativa
Instituição educacional
Instituição de pesquisa
Convênio
Minas Gerais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Fundação João Pinheiro
Sigla da instituição: FJP
Departamento: Administração Pública
Programa: Curso de Mestrado em Administração Pública
Citação: SILVA, Sérgio Luiz Felix da. A parceria entre a Polícia Militar de Minas Gerais e a Fundação João Pinheiro : uma busca de legitimidade em ambientes altamente institucionalizados?. 2009. 147 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fjp.mg.gov.br/handle/tede/291
Data de defesa: 18-Sep-2009
Appears in Collections:Dissertações FJP

Files in This Item:
File SizeFormat 
Sergio Luiz.pdf1,75 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.