???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.fjp.mg.gov.br/handle/tede/280
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aptidões estratégicas em organizações hospitalares da Região Metropolitana de Belo Horizonte: um estudo comparativo da Rede Assistencial de Saúde
Autor: Oliveira, Cássia Morato Batista de
Primeiro orientador: Rocha, Elisa Maria Pinto da
Primeiro membro da banca: Dufloth, Simone Cristina
Segundo membro da banca: Barbosa, Ricardo Rodrigues
Resumo: O presente trabalho corresponde a um estudo do desenvolvimento das aptidões estratégicas nas organizações hospitalares. Seu objetivo é mensurar em que medida as organizações hospitalares apresentam as atividades geradoras e difusoras de conhecimento, a partir das referências teórico-conceituais de Leonard-Barton (1998). De acordo com esta autora, para se gerenciar o conhecimento em uma organização é necessário melhor compreender as atividades geradoras e difusoras de conhecimento, que constituem a base para o desenvolvimento das aptidões estratégicas. O objetivo deste trabalho é estudar as aptidões estratégicas no contexto das organizações hospitalares, buscando identificar a presença de práticas gerenciais geradoras de novos conhecimentos e de novas tecnologias para as organizações. A dissertação apresenta-se como um estudo exploratório. O levantamento de campo compreendeu dois grupos de hospitais localizados na Região Metropolitana de Belo Horizonte: um grupo que já se encontra trabalhando conectado em rede à central de regulação, e outro grupo que ainda não possui regulação externa implantada. Os resultados obtidos na pesquisa apontam a presença de atividades geradoras e difusoras do conhecimento em ambos os grupos. Entretanto o grupo de organizações hospitalares conectadas em rede apresentou maior índice de presença atividades e de práticas geradoras e difusoras de conhecimento. Portanto os resultados sugerem que a atuação em rede tende a favorecer o desenvolvimento das aptidões estratégicas nas organizações hospitalares.
Palavras-chave: Serviço de saúde
Hospital
Conhecimento organizacional
Região Metropolitana de Belo Horizonte
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Fundação João Pinheiro
Sigla da instituição: FJP
Departamento: Administração Pública
Programa: Curso de Mestrado em Administração Pública
Citação: OLIVEIRA, Cássia Morato Batista de. Aptidões estratégicas em organizações hospitalares da Região Metropolitana de Belo Horizonte: um estudo comparativo da Rede Assistencial de Saúde. 2009. 99 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fjp.mg.gov.br/handle/tede/280
Data de defesa: 25-Jun-2009
Appears in Collections:Dissertações FJP

Files in This Item:
File SizeFormat 
Cassia Morato.pdf1,36 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.