???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.fjp.mg.gov.br/handle/tede/251
Tipo do documento: Dissertação
Título: A gestão do conhecimento entre as propostas teórico-conceituais e a efetividade de sua implementação na administração pública: problemas e possibilidades
Autor: Silva, Max Melquíades da
Primeiro orientador: Dufloth, Simone Cristina
Primeiro membro da banca: Rocha, Elisa Maria Pinto da
Segundo membro da banca: Crivellari, Helena Maria Tarchi
Resumo: Apesar de seu discurso marcadamente vinculado às estratégias empresariais de competitividade e lucro, a gestão do conhecimento enquanto prática administrativa focada na utilização do conhecimento como vantagem competitiva, tem sido absorvida progressivamente por organizações públicas. Mas até que ponto as abordagens teóricas tradicionais acerca da gestão do conhecimento apresentam soluções convergentes com os princípios administrativos do Estado? Em que contexto se pode entender a apropriação da estratégia mercadológica de gestão do conhecimento por parte do estado? O estudo em questão tem por objetivo investigar a adequação das abordagens teóricas da gestão do conhecimento em relação aos princípios teóricos do Estado. Foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica que se volta sobre o núcleo da gestão do conhecimento, conforme definido nas categorias da epistemologia da ciência de Thomas Kuhn e Inre Lakatos, e busca identificar o contraste das proposições definidas no núcleo com a idéia de Estado definida pela filosofia política. A parte final do estudo analisa casos de implementação da estratégia de gestão do conhecimento em órgãos públicos brasileiros divulgados através de artigos e apresenta problemas e possibilidades encontrados pelas organizações do setor público que implantaram programas de gestão do conhecimento.
Palavras-chave: Administração pública
Gestão do conhecimento
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Fundação João Pinheiro
Sigla da instituição: FJP
Departamento: Administração Pública
Programa: Curso de Mestrado em Administração Pública
Citação: SILVA, Max Melquíades da. A gestão do conhecimento entre as propostas teórico-conceituais e a efetividade de sua implementação na administração pública: problemas e possibilidades. 2008. 175 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fjp.mg.gov.br/handle/tede/251
Data de defesa: 10-Jul-2008
Appears in Collections:Dissertações FJP

Files in This Item:
File SizeFormat 
Max.pdf5,98 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.