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http://tede.fjp.mg.gov.br/handle/tede/241
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Seleção, acesso e eficiência interna em diferentes modalidades da educação profissional no CEFET-MG |
Autor: | Andrade, Rita de Cássia de Almeida |
Primeiro orientador: | Costa, Bruno Lazzarotti Diniz |
Primeiro membro da banca: | Carneiro, Carla Bronzo Ladeira |
Segundo membro da banca: | Frota, Maria Guiomar da Cunha |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo geral contribuir para o entendimento da Educação Profissional, com destaque para o projeto de reformas educacionais instituídas pelo Estado no país. Especificamente, tem por finalidade investigar a seleção, o acesso, e a eficiência interna do Processo Educacional. O trabalho traz um estudo comparativo entre as modalidades de ensino: Integrada (INT), em Concomitância Interna (CI), em Concomitância Externa (CE) e em Pós Médio (PM), ofertadas pelo CEFET-MG, a partir da revogação do decreto 2208/97 e da publicação do Decreto 5154/04. O objetivo deste trabalho é analisar as diferentes modalidades de ensino sob o ponto de vista da equidade e da eficiência interna do processo educacional, verificando se existem diferenças significativas no perfil sócio econômico e nos resultados escolares internos (aprovação, reprovação, evasão) dos discentes. Embora, duramente criticada, a reforma da educação profissional atendeu à proposta de democratização do acesso, abrindo as portas da escola para uma clientela de perfil sócio econômico diferenciado e oferecendo oportunidades para que alunos provenientes de camadas sociais de baixa renda tenham acesso a educação profissional. Entretanto, a melhoria dos níveis de equidade no acesso não se refletiu na eficiência interna do processo educacional, uma vez que a CE apresenta elevadas taxas de reprovação e abandono. Para demonstrar essa tese, a pesquisa apresenta dados estatísticos, qualitativos e quantitativos, que propiciam um melhor entendimento do perfil dos discentes, na instituição analisada. |
Palavras-chave: | Educação Ensino profissionalizante Minas Gerais Brasil |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Fundação João Pinheiro |
Sigla da instituição: | FJP |
Departamento: | Administração Pública |
Programa: | Curso de Mestrado em Administração Pública |
Citação: | ANDRADE, Rita de Cássia de Almeida. Seleção, acesso e eficiência interna em diferentes modalidades da educação profissional no CEFET-MG. 2008. 192 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.fjp.mg.gov.br/handle/tede/241 |
Data de defesa: | 31-Jul-2008 |
Appears in Collections: | Dissertações FJP |
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