???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.fjp.mg.gov.br/handle/tede/238
Tipo do documento: Dissertação
Título: Barreiras de comunicação da informação na execução de projetos de sistema: o caso da Empresa Pública de Tecnologia da Informação de Minas Gerais - PRODEMGE
Autor: Boson, Branca Lopes
Primeiro orientador: Rocha, Elisa Maria Pinto da
Primeiro membro da banca: Dufloth, Simone Cristina
Segundo membro da banca: Vasconcelos, Maria Celeste Reis Lobo de
Resumo: Desde meados do século XX, Gernod Wersig propõe uma abordagem da informação a partir de um modelo da comunicação. O profissional da informação deve atuar preocupado com os efeitos da mensagem no receptor, escolhendo os meios mais adequados para a transmissão e gerenciando as dificuldades encontradas no processo. Em qualquer situação em que seja necessária a comunicação para satisfazer a demanda por informação podem existir barreiras. Encontra-se na literatura vasta taxonomia acerca das barreiras de comunicação da informação. A presente pesquisa se propõe a demonstrar indícios e sinais de ocorrência dessas barreiras, e o seu grau de relevância, no fluxo de informação que se estabelece na execução de projetos de sistemas em uma empresa de economia mista (público/privada). Tem como premissa a adoção da perspectiva da ciência da informação e das teorias da comunicação, em que a informação é compreendida como mensagem, como peça de informação. Foi realizada pesquisa exploratória na Cia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais Prodemge a partir de levantamento bibliográfico, documental e de campo. Foram exploradas, como fontes secundárias, livros, artigos e publicações especializadas no tema barreiras de comunicação da informação, além de documentos institucionais da empresa, foco do estudo de caso. Como fontes primárias foram escolhidos representantes de funcionários e clientes pela sua participação em projetos de sistemas de relevância. Através da pesquisa pôde-se encontrar e analisar fatores que dificultam a comunicação e propor ações mais efetivas para o alcance do melhor resultado, com um enfoque ainda não considerado, que se desvia da discussão sobre estruturas hierárquicas e processos formais. Antes disso, tem origem nas pessoas e interações existentes no ambiente.
Palavras-chave: Administração pública
Tecnologia da informação
Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (PRODEMGE)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Fundação João Pinheiro
Sigla da instituição: FJP
Departamento: Administração Pública
Programa: Curso de Mestrado em Administração Pública
Citação: BOSON, Branca Lopes. Barreiras de comunicação da informação na execução de projetos de sistema: o caso da Empresa Pública de Tecnologia da Informação de Minas Gerais - PRODEMGE. 2008. 90 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fjp.mg.gov.br/handle/tede/238
Data de defesa: 26-Aug-2008
Appears in Collections:Dissertações FJP

Files in This Item:
File SizeFormat 
Branca Lopes.pdf735,6 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.