???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.fjp.mg.gov.br/handle/tede/236
Tipo do documento: Dissertação
Título: A aplicação das tecnologias da informação e da comunicação TICs, na gestão pública: um estudo sobre o governo eletrônico por meio dos sítios (websites) oficiais dos Estados do Brasil
Autor: Magalhães, Darcilene Maria Barbosa
Primeiro orientador: Oleto, Ronaldo Ronan
Primeiro coorientador: Ckagnazaroff, Ivan Beck
Primeiro membro da banca: Füchter, Simone Keller
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi o de investigar o Governo Eletrônico, e-Gov, no Brasil, por meio do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação TICs, mais precisamente da Internet. As TICs podem ser usadas para subsidiar a elaboração de estratégias governamentais e para aumentar a transparência da gestão a governança; a participação do cidadão nas decisões e ações do governo a democracia; e o provimento de informações e serviços públicos. Nesse contexto, os sítios na Internet (websites) são considerados um dos principais canais de comunicação do governo com o cidadão e propiciam grande visibilidade de seus projetos. Isto, certamente, justifica a sua análise como provedor de informações e serviços públicos. Assim, seguindo essa linha de raciocínio, os websites oficiais dos governos estaduais foram escolhidos como foco da pesquisa. A pesquisa abordou o e-Gov nos aspectos de Governança Eletrônica, Democracia Eletrônica, e Informações e Serviços Eletrônicos, para identificar: 1) a sua oferta, tendo como instrumento de investigação o website oficial de cada estado brasileiro; e 2) a percepção dos respondentes sobre a importância de cada um desses itens. Os sujeitos de informação foram divididos em dois grupos: 1) Gestores responsáveis pelos projetos de Governo Eletrônico dos estados brasileiros, que responderam quanto à oferta e à importância dos itens referenciados; e 2) Especialistas de "notório saber" sobre o assunto Governo Eletrônico, que responderam quanto à importância dos itens. Na última etapa do trabalho, foi feita a análise das respostas nos aspectos investigados e o resultado mostrou que, de acordo com os gestores que responderam à pesquisa, os itens elencados não são ofertados integralmente nos websites dos estados brasileiros, apesar de todos eles serem classificados, na literatura estudada pela autora, como básicos. Quanto à percepção da importância desses itens, a maioria dos respondentes os avaliou como acima da média, e a resposta dos especialistas resultou em uma média ligeiramente superior à dos gestores de e-Gov dos governos estaduais.
Palavras-chave: Governo eletrônico
Governança eletrônica
Administração pública
Portal corporativo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Fundação João Pinheiro
Sigla da instituição: FJP
Departamento: Administração Pública
Programa: Curso de Mestrado em Administração Pública
Citação: MAGALHÃES, Darcilene Maria Barbosa. A aplicação das tecnologias da informação e da comunicação TICs, na gestão pública: um estudo sobre o governo eletrônico por meio dos sítios (websites) oficiais dos Estados do Brasil. 2008. 147 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fjp.mg.gov.br/handle/tede/236
Data de defesa: 27-Aug-2008
Appears in Collections:Dissertações FJP

Files in This Item:
File SizeFormat 
Darcilene.pdf3,48 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.