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Tipo do documento: Dissertação
Título: Os estudos dos aportes de capitais familiares e a trajetória educacional, Pós-Ensino Médio dos egressos da Escola Municipal Professora Maria Mazarello
Autor: Pinto, Luiz Alberto de Souza Ferreira
Primeiro orientador: Costa, Bruno Lazzarotti Diniz
Primeiro membro da banca: Carneiro, Carla Bronzo Ladeira
Segundo membro da banca: Ckagnazaroff, Ivan Beck
Resumo: Este trabalho tem a intenção de estudar o acesso ao ensino superior dos egressos do ensino médio, dos anos de 2004 e 2005, da Escola Municipal Professora Maria Mazarello , identificando se os capitais familiares foram determinantes, na trajetória daqueles que obtiveram aprovação no vestibular, se comparados com os capitais familiares dos demais egressos. Para tal intento esta Dissertação foi dividida nas seguintes partes: introdução, metodologia, no referencial teórico e este subdividido em três subseções, na contextualização do campo de pesquisa, na análise da pesquisa, nas conclusões, nas referências bibliográficas e no apêndice. A introdução faz uma síntese apresentativa de toda a Dissertação. A Metodologia revela que este trabalho focou principalmente numa pesquisa de egressos utilizando-se de um survey para realizar um estudo de caso. Já na primeira subseção do referencial teórico, sobre os capitais familiares, é discutida a teorização e atuação de cada capital no meio familiar, suas particularidades e suas articulações, como favorecedores de sucesso e longevidade escolar. Na subseção seguinte é discutido porque, para as camadas populares, a trajetória educacional e a longevidade acadêmica podem ser percursos muito diferenciados. É discutido ainda o quanto faz diferença, a autodeterminação do próprio estudante, as estratégias familiares e o apoio externo ao lar. Na última subseção do referencial teórico o ensino superior no Brasil: histórico, problemas e desafios alguns dos principais aspectos do ensino superior no País serão problematizados, como o acesso e permanência ao ensino superior, políticas governamentais de ingresso a este nível de ensino. Na seção: A Contextualização do Campo de Pesquisa, além de se situar (O Campo de Pesquisa), é também colocado um breve esboço sobre o ensino médio no Brasil e sobre o ensino médio noturno, como também é analisado o perfil dos egressos do ensino médio noturno, da E. M. Profª. Maria Mazarello, nos anos de 2004 e 2005. Na seção empírica, as perguntas e a hipótese norteiam a análise da mesma. Nela a pesquisa foi realizada por um survey, dividido pelo levantamento de dados, pela aplicação de um questionário auto-aplicável de pesquisa, pela análise da pesquisa desdobrada pela confrontação dos capitais apurados, entre os três grupos pesquisados (todos os respondentes = amostra total - os ingressantes ao ensino superior e os aprovados no vestibular e não ingressantes ao ensino superior = as duas sub-amostras). Como principal instrumento de mensuração foram criadas tabelas de associação entre prestar vestibular, ser aprovado no vestibular e as variáveis mais recorrentes na literatura sobre capitais familiares. E também tabelas de comparação dos fatores quantitativos dos capitais. Nesta pesquisa também foram realizadas entrevistas, com os professores da escola pesquisada e foram confrontados os rendimentos escolares, dos três grupos pesquisados. Na conclusão o diálogo entre a teoria e a pesquisa é retomado. E é reafirmado o que a literatura sinaliza sobre os três capitais familiares analisados, detalhando como eles são determinantes, nas trajetórias educacionais e na longevidade acadêmica. O apêndice guarda informações complementares sobre: o questionário auto-aplicável de pesquisa de egressos com gráficos; o roteiro de entrevistas com os professores; o roteiro de entrevista com a coordenadora pedagógica; a descrição das entrevistas; as tabelas de comparação dos fatores quantitativos dos capitais; o rendimento escolar, quadro A: cursos pré-vestibular comunitários, renda per capita.
Palavras-chave: Ensino superior
Sociologia da educação
Desigualdade
Família
Capital econômico
Capital cultural
Capital social
Recursos educacionais
Trajetória educacional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Fundação João Pinheiro
Sigla da instituição: FJP
Departamento: Administração Pública
Programa: Curso de Mestrado em Administração Pública
Citação: PINTO, Luiz Alberto de Souza Ferreira. Os estudos dos aportes de capitais familiares e a trajetória educacional, Pós-Ensino Médio dos egressos da Escola Municipal Professora Maria Mazarello . 2008. 232 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fjp.mg.gov.br/handle/tede/233
Data de defesa: 25-Sep-2008
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