???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.fjp.mg.gov.br/handle/tede/179
Tipo do documento: Dissertação
Título: Modalidades de cursos técnicos e desempenho educacional: um estudo comparativo do perfil sócio econômico e resultados escolares de alunos e egressos de modalidades diversas de cursos técnicos do CEFET-MG
Autor: Campos, Rubens Martins
Primeiro orientador: Costa, Bruno Lazzarotti Diniz
Primeiro membro da banca: Carneiro, Carla Bronzo Ladeira
Segundo membro da banca: Rocha, Carlos Alberto Vasconcelos
Resumo: O ciclo de reformas educacionais iniciado no Brasil com a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LOB), em 1996, desencadeou profundas mudanças estruturais no ensino profissional. Dentre as mudanças mais polemicas, por meio do decreto 2.208/97, promoveu-se a dissociação entre o ensino médio e o curso técnico gerando três novas modalidades destes cursos profissionalizantes; a concomitância interna (Cl), a concomitância externa (CE) e o pós-médio (PM). Em 2004, já no governo Lula, restabeleceu-se a possibilidade de oferta do curso técnico integrado ao ensino médio (INT), mantendo-se as demais modalidades geradas por ocasião da reforma. Atualmente, a opção pela oferta de uma modalidade de curso técnico dentre as 4 (quatro) possíveis, especialmente por parte das instituições públicas, passa por uma escolha política que diz respeito a dois problemas básicos: o perfil dos candidatos que se quer ter e o perfil dos profissionais que se deseja formar. Tais decisões podem ter implicações importantes sobre situações correlacionadas a equidade, eficácia e eficiência do sistema educacional, tais como o perfil socioeconômico familiar dos candidatos, resultados escolares internos dos alunos e resultados escolares externos dos egressos destes cursos. Este trabalho busca contribuir na elucidação destas questões. Para tal propõe-se um estudo comparativo de caso envolvendo egressos e alunos de três modalidades de cursos técnicos oferecidas pelo Centro Federal de Educação Tecnol6gica de Minas Gerais (CEFET-MG): integrado (lNT), em concomitância externa (CE) e em concomitância interna (CI).
Palavras-chave: Educação
Ensino técnico
Ensino profissionalizante
Estudante
Minas Gerais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Fundação João Pinheiro
Sigla da instituição: FJP
Departamento: Administração Pública
Programa: Curso de Mestrado em Administração Pública
Citação: CAMPOS, Rubens Martins. Modalidades de cursos técnicos e desempenho educacional: um estudo comparativo do perfil sócio econômico e resultados escolares de alunos e egressos de modalidades diversas de cursos técnicos do CEFET-MG. 2007. 268 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fjp.mg.gov.br/handle/tede/179
Data de defesa: 28-Nov-2007
Appears in Collections:Dissertações FJP

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rubens Martins.pdf12,07 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.